logo RCN

Joinville é premiada por inovação na saúde em congresso estadual

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Iniciativas inovadoras da Secretaria da Saúde de Joinville foram reconhecidas por seu impacto positivo na saúde pública durante evento em Blumenau

A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Joinville teve três de seus projetos premiados no 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, realizado em Blumenau de 26 a 28 de março. As iniciativas, que abordam temas como teleatendimento, vacinação aos domingos e otimização do cuidado, foram reconhecidas pelo impacto positivo na saúde da população local.

Os projetos premiados incluem “Conectando curas: o impacto positivo do teleatendimento na hanseníase”, “Domingos de saúde: como a abertura da Sala de Vacinas aos finais de semana impacta a comunidade” e “Alerta de risco: uma experiência na otimização do cuidado em saúde”.

O projeto "Domingos de saúde", que foi destaque no evento, tem mostrado os benefícios da abertura da Sala de Vacinas aos domingos, uma ação da Prefeitura de Joinville para facilitar o acesso da população aos serviços de imunização. "A adesão ao serviço de vacinação aos domingos foi significativa, com muitas famílias aproveitando a oportunidade para atualizar o calendário vacinal", explica Nicoli dos Anjos, coordenadora de Imunização da SES.

Durante o ano de 2024, a Secretaria da Saúde realizou oito mutirões de vacinação aos domingos, aplicando mais de 1.100 doses. No próximo domingo (30/3), a Sala de Vacinas Central estará aberta das 8h às 12h, oferecendo todas as vacinas da Carteira de Vacinação, além do imunizante contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos.

Outro projeto premiado foi o “Alerta de risco: uma experiência na otimização do cuidado em saúde”, que visou garantir atendimento oportuno a pacientes com achados críticos em exames médicos. "Durante a realização do projeto, foram identificados 64 achados críticos, sendo que 92% deles eram sugestivos de câncer. O impacto foi significativo na redução dos tempos de atendimento e na jornada assistencial dos pacientes", destaca Juliana Safanelli, gerente de Gestão Estratégica da SES.

Por fim, o projeto "Conectando curas" evidenciou os benefícios do teleatendimento no acompanhamento de pacientes com hanseníase. A implementação do serviço resultou em uma redução significativa no número de faltas às consultas, promovendo maior adesão ao tratamento. "O teleatendimento se mostrou uma ferramenta eficaz na melhoria do acesso à saúde e na eficiência dos serviços, superando barreiras geográficas e promovendo inclusão social", afirma Nicoli.

CBF demite Dorival Júnior do comando da seleção brasileira de futebol Anterior

CBF demite Dorival Júnior do comando da seleção brasileira de futebol

Seleção feminina bate China em 5ª etapa do circuito de rugby sevens Próximo

Seleção feminina bate China em 5ª etapa do circuito de rugby sevens

Deixe seu comentário